sexta-feira, 1 de março de 2024

covid dump

azitromicina, predsim e montelucaste de sódio 
a cada vinte e quatro horas 
para aliviar os sintomas de rinite e sinusite
alenia e felinefrina a cada doze 
para previnir ataques de asma e bronquite
symbicort caso ataque 
pronto socorro se a crise escalar
paracetamol se voltar a febre ou se a dor chegar
omeprazol pro estômago aguentar tudo isso

sudorese, fadiga, falta de ar, náusea, sonolência,
rouquidão, falta de foco e de concentração,
esquecimento, falta de apetite e de paciência 
MUITA falta de paciência 
sono desregulado e perda da noção de tempo
ansiedade, angústia 
estar com uma doença sobre a qual ainda pouco se sabe
mas que a prevenção, infelizmente, é coletiva 
temer as pós-síndromes e a fragilidade dos pulmões
controlar a saturação, atentar-se às costas
isolamento, repouso, lavagem nasal 
e hidratação intensa
máscara dentro de casa
oscilação de humor
ócio

muita música e banho de ervas sempre
firmezas e muita conversa com os guias 
inalação de óleo essencial de hortelã-pimenta
longas vídeo-chamadas com pessoas queridas
sair e voltar pro centro incontáveis vezes

um flashback sinistro de uma pandemia 
que apesar da ciência  
não acaba nunca
no meio de uma outra epidemia que só começou 
eu não entendo mesmo por que há ainda quem não se vacine
eu não aceito mesmo 
quem seja assim de graça contra a vida
eu não perdoo mesmo 
o último governo e seus eleitores 
eu não esqueço mesmo 
as milhares e milhares de vidas perdidas 
eu temo mesmo 
pelas que ainda irão se perder, que já estão se perdendo e que já estão perdidas

mas Xangô, meu pai
um dia ainda há de fazer justiça